Heavy Weather, álbum de Weather Report
A ideia aqui é fazer uma resenha bem rápida desse disco, que eu ouvi ainda há poucas horas. Conheci a banda Weather Report através de um canal muito bom no YouTube, chamado Som de Peso, que é um canal com ótimas indicações aí de discos de vários gêneros. Aliás, o YouTube tem todo um subgênero de canais assim, geralmente feitos por colecionadores de discos com ótimo conhecimento sobre música. Muito bom para ouvir coisas diferentes, de elevada qualidade.
Bem, não sou um grande entendedor de música, então não vou conseguir falar dos "baixos graúdos", das "harmonias sei-lá-do-quê" e todo o palavreado técnico musical associado. A ideia, aliás, nem é essa aqui. Só quero deixar algumas das minhas impressões como ouvinte normal e médio dessas coisas.
E posso dizer que gostei bastante do álbum! Ele é todo instrumental, tem um som complexo, cheio, algo brega (muitos saxofones, parece trilha de filme pornô), mas ao mesmo tempo misterioso e imponente. É um som alegre, com algumas partes tristes às vezes (uau, que descrição complexa!), os instrumentos brincam cá e lá, e tudo parece ter um som "azul-alaranjado", agradável e glorioso de certa forma.
Muitos adjetivos para pouca coisa, mas o fato é que é um disco gostoso de ouvir, ele torna o ambiente confortável e relaxante. Então tá aí, é um disco bom para fazer um ambiente altamente festivo, mas sem "oba-oba", passando uma sensação algo de glamour, mas com alguns temas mais marcantes que deixam uma impressão mais memorável. É um som meio solto, mas que você cantarola cá e lá, porque tem uma partezinha mais "chicletenta", mas também não muito.
A descoberta do gênero jazz fusion
Fiquei sabendo no canal do polemista Regis Tadeu que existe todo um gênero de jazz (aquela música improvisada cheia de "fon-fon-fon" - sax, etc - e com uma bateria todo espaçada) que mistura com outros ritmos e dá aquele gás nele. É o "jazz fusion", que é um som bem bacana, tem aquela coisa legal do jazz, porém sem tanto a chatice. Seria um jazz mais ligado no rock. Aí ouvi uma coisa ou outra sobre isso e gostei, o som atraiu.
Então aí, ao saber que esta banda, o Weather Report, era do gênero jazz fusion, fui atrás, e coloquei lá pra ouvir no Spotify o disco mais bem cotado pela galera. Aí ouvi enquanto fazia a minha bicicleta ergométrica e gostei, não me agitou nem nada, mas relaxou. Ficou aquele climão legal de pedalar enquanto olhava o horizonte noturno pela janela. Bem climático!
O som tem alguns pianinhos cá e lá, lembra uma coisa meio anos 90 (início), uma coisa meio urbana, sensual e cheia de suspense. O som às vezes parece trilha sonora de filme noir, aqueles filmes antigos com um investigador malandrão, cheio de melancolia e luzes noturnas. Foi uma das sensações passadas também. Ou seja, não é um som empolgante, mas é um som bem agradável e com mudanças interessantes.
Não consigo me lembrar das músicas e nem dos nomes
Por outro lado, as músicas em si soam a mesma coisa, elas ficam na memória mas não são marcantes, não há nada que você possa se lembrar imediatamente após uma única audição. É meio injusto falar isso, pois na verdade todo disco é um pouco assim. Requer que se ouça várias vezes, para a memória formar e assim você conseguir se lembrar de maneira agradável daquilo.
Mas de fato o som soa tudo a mesma coisa. Tem algumas variações, algum uso de instrumentos eletrônicos (sintetizadores, creio), nada parece muito agressivo ou muito diferente, é mais uma música confortável mesmo. Em um certo momento, no entanto, a bateria fica agitada, o que dá uma intensidade interessante para a música, sem que isso chegue a romper com nada. O som, no geral, é bem redondo e desce assim, arredondado.
A capa do disco é sensacional, psicodélica e bonita. Pena que não tenho uma coleção de LP's, pois se tivesse, tentaria ir atrás desse disco (não muito). Seria um disco bom pra exibir na estante, para ter o bolachão mesmo e não só o arquivo no streaming. São discos bons de colecionar.
Se, por um lado, o som não é exatamente marcante, acredito que ele não deva enjoar tão rápido, ficando como uma opção aí de audição de vez em quanto. Mas hoje em dia, no entanto, as opções são tantas (praticamente infinitas), que o streaming expandiu, que não sei se realmente vale a pena. Dá pra ouvir um disco novo por dia até o fim da vida, porém é legal também conviver com os discos um tempo e estabelecer relações de amizade com eles. Certamente será um disco que ouvirei de novo.
O nome da banda é muito legal
Gostei desse nome, o "Weather Report", não sei explicar muito bem, mas ele me passa uma sensação boa. Uma sensação antiga, de um nome dos anos 1970, uma coisa atemporal e inexplicável. É um nome neutro, soa bem e tem a sonoridade perfeita. Este nome é um que, com certeza, já me vendeu a banda logo de cara e me atraiu pra ela. Aí ouvi esse disco e é isso aí.
Não sei em qual contexto da banda entra o disco Heavy Rain, a não ser pelo fato de ser um dos mais populares no Spotify. Quando estou conhecendo a banda, gosto de não ver muitas informações sobre ela, pois sinto que estou sendo "roubado" de algo. Fiz isso com uma artista que conheci recentemente e me arrependi completamente, parece que aquelas impressões tão ingênuas que eu tive foram todas vilipendiadas, por opiniões mais qualificadas que a minha. Então prefiro me manter na ignorância.
Por isso, não fiz nenhuma grande pesquisa sobre a banda, só mesmo as indicações do gordinho lá do Som de Peso. E seguirei assim, enquanto sigo convivendo com essa minha descoberta, e vendo se o som me leva para novos caminhos.
Um som aí diferente, um jazzinho bacana pra ouvir de vez em quando, totalmente instrumental e com algumas boas variações.
Nota para o disco: 4/5
Dou essa nota sem muita dor na consciência, é a nota certa para ele. É um álbum bom, pura e simplesmente, e que agrada bastante se você está atrás de um som mais instrumental. Não tem lá nada de muito brilhante ou chamativo, você não sairá exultante do disco, mas vai ter a companhia de um som perfeitamente agradável e interessante. É um disco bem tocado, não há dúvida alguma. A capa dele vale bem a pena e é bem bonita.
Fiquei com vontade de descobrir mais discos dessa banda, então com certeza este aqui será a porta de entrada para o resto da carreira deles. É sempre bom tentar partir para novos gêneros e abrir um pouco a cabeça, não é mesmo. Acho que esse disco propõe bem isso, se você não é tão ligado aí no jazz. O som às vezes soa um pouco brega (um pouco só), e pode ser chato para alguns, mas não creio que seja. Dá pra encarar e é bom.
Comentários
Postar um comentário