A coisa mais fácil do mundo é ler
Alguns leitores do blog tem me cobrado em relação ao meu sumiço. Bem, não chega ser um "sumiço sumiço", mas já faz alguns dias (ou talvez semanas) que eu não tenho postado. Acontece que, ainda que eu esteja fazendo leituras, nenhuma delas foi ainda finalizada, e não quero encher o blog de conteúdo sobre discos e filmes.
É muito mais fácil terminar um disco ou filme, uma ou duas horinhas e já era, então seria plena covardia eu só colocar sobre eles e não sobre livros, que era o intento inicial (e também não quero falar de livros que eu já li antigamente, pois a resenha perde o seu "frescor", por assim dizer).
Pois bem, então para ficar no conteúdo "livro", mas sem necessariamente ser sobre um, resolvi dividir alguns dos pensamentos que tenho tido sobre o assunto. Sem mais delongas, vamos a eles.
Leitura é algo muito, muito fácil
É isso mesmo que você está lendo. Ler é uma coisa fácil. É as pessoas que complicam, de maneira desnecessária. Não tem que ter frescuras ou impedimentos. Viu um livro? Abre o livro e sai lendo, porra. Não tem que inventar história, complicar, ter que "interpretar" exageradamente ou se achar o inteligentão lendo. Ler é uma experiência simples e direta.
Por que eu falo isso? Porque eu acho que muita gente tem um medo desnecessário da leitura, principalmente a leitura de livros. Não tem que criar uma mística em relação ao assunto. Tem que descomplicar. Olhos você tem, e você é alfabetizado. Pronto, estão aí os requisitos mínimos (e máximos) para você ler. Pronto, acabou.
Infelizmente isso não é estimulado pela escola, pelos sabichões do assunto, pelos acadêmicos, por ninguém. São criadas barreiras e mais barreiras em relação à Sua Senhoria, o Livro. Parece até que é algo sagrado, uma espécie de coisa ultracomplicada, um bicho de sete cabeças. É nada! Pode acreditar, se a coisa tá muito enrolada, provavelmente é porque o autor é ruim e não porque você é burro (ou pode ser as duas coisas, porém até os burros merecem ler).
Fico impressionado como as pessoas criam firulas para ler. Livro é uma coisa acessível, barata, com vinte reais dá pra pegar uns dois ou três aí num sebo qualquer. Ou mesmo sem dinheiro, uma matrícula numa biblioteca é uma coisa que não custa nada e vai te dar acesso a bilhões de livros. Há feiras de rolo de livro, livro em banca de jornal por preço atrativo, ou seja, é livro a dar com pau.
Por que não simplesmente aproveitar aí esta rica herança? Abra o livrinho, passe seus olhos e destrinche as linhas que estão à sua frente. Não tem segredo e não tem que ter medo. Ler é como olhar, só que você vai olhar letras em vez de coisas. O seu cérebro vai fazer o resto. Então é só relaxar e aproveitar.
Ignore tudo o que o leva a ler menos
Se alguém, por algum acaso, disser que ler livros é isso ou aquilo, e este isso vai te levar a ler menos livro (porque é chato, porque cansa, porque requer uma técnica específica), simplesmente ignore estas ideias e vá atrás do livro. Muita coisa é dita sobre literatura e sobre o hábito de leitura. Boa parte dessas coisas desestimula a leitura. Seja seletivo e não leve a sério aquilo que te desestimula a ler.
Não há nenhum status especial em ler, que seja diferente de ver um filme, ouvir uma música ou jogar um jogo. Tudo faz parte da grande roda da cultura humana. Deixe-a girar. Perder a parte dos livros é perder uma parte importante de tudo isso. Não se prive disso! E não dê ouvidos para os espertões, que querem fazer disso algo muito complicado.
Não há regras em relação à leitura
Por que deveria haver? O livro é seu, oras. Quer abandonar a leitura? Fique à vontade! Eu particularmente tenho "toc" e muito dificilmente abandono uma leitura (sinto necessidade de terminar tudo o que eu leio), mas não tem nenhuma regra sagrada em relação a isso.
Quer ler livrinho de mistério e não as grandes obras clássicas da humanidade? Meu grande amigo, por favor, leia. Leia o que você quiser e o que você gostar. Não há proibições ou normas. Os livros estão aí, esperando os seus olhos famintos, para destrinchá-los.
Ninguém é obrigado a nada e ninguém é obrigado a gostar de nada. Aliás, ninguém é nem ao menos obrigado a gostar de ler. E não há nenhuma vergonha em relação a isso. Ler vai abrir suas perspectivas, blá blá blá, essa coisa toda, mas não é nenhum fim do mundo também não ler. Se não te diverte, simplesmente não leia.
"Ler é cansativo", dizem
Não, não é. Eu canso de falar pra todo mundo, ler é a coisa mais simples e mais relaxante do mundo. É uma maneira de se livrar deste mundo digital. Você vai ficar num canto confortável, em silêncio, só com sua imaginação e as páginas na sua frente. Quer coisa melhor? É uma experiência muito recompensadora.
Pode ser cansativo no começo, sim. Ou simplesmente chato. Mas não é diferente de qualquer outra coisa nova que você passa a fazer. Se você começa uma academia, no começo vai ser chato também. Ou aprender a tocar violão. Tudo no começo gera um estranhamento. Então é só uma questão de se habituar.
Ler pode ser chato, mas isso é porque há livros que são chatos. Assim como há filmes chatos, há séries chatas e há pessoas chatas. A "leitura" em si não é chata, é você que tá escolhendo os livros errados. Pesquise aquilo que possa te interessar (um assunto, um tema, um autor). E aí você vai pegando o gosto.
Repito que ler é uma coisa fácil
O livro, ao contrário de um computador, não requer absolutamente nada para ser "operado". Ele é literalmente uma coisa com uma capa, que basta ser aberto e olhar para ele. Pronto, esta feita a "mágica" do livro. É a coisa mais fácil do mundo.
Na verdade, você já passa o dia inteiro lendo mensagens do Whatsapp, você só vai passar a ler algo estruturado e (geralmente) num papel. É a mesmíssima coisa, só que a história vai ser mais longa. Não tem absolutamente nenhum segredo.
Ignore os críticos: forme suas opiniões
Construa a sua relação pessoal com os livros. Não só com livros, mas com discos, com filmes e assim por diante. Não deixe ninguém dizer o que você deve pensar sobre alguma coisa ou como você deve se sentir em relação a isso. Ignore os "inteligentões", que dizem que tal livro ou coisa deve ser visto de uma maneira "certa" (geralmente a maneira dele).
O mundo está cheio de sabichões, que ficam tentando forçar em todo mundo que a maneira deles verem as coisas é a maneira superior, correta. Apenas jogue na lata do lixo essa premissa. Não tem nenhuma base e é só para os citados sabichões se sentirem melhor que os outros. E, pior que isso, roubam sua impressão pessoal (que é preciosa) e retiram sua autoestima enquanto leitor.
Nada, no mundo, vai substituir o seu contato único e pessoal com uma obra (seja ela um livro, ou filme, e assim por diante). Não deixe ninguém tirar isso de você. Se um iluminado da vida diz que aquele livro chatíssimo é uma grande obra-prima, problema dele, você tem o direito de discordar.
As capas dos livros são importantes
Não só as capas, mas todo o material gráfico, a editoração, o espaçamento e a parte toda de papelaria. Arrumar livros é gostoso e instigante. Criar uma estante, deixar tudo bonito. É absolutamente chocante como aqueles que querem estimular a leitura ignoram este aspecto fundamental.
Talvez seja decorrente da ideia (algo tola) de que não se deve julgar um livro pela capa. Sim, os livros devem ser julgados pela capa, e de fato são e sempre serão. Claro que há livros excelentes com capas horrorosas, e verdadeiras atrocidades com capas lindíssimas. Mas uma capa bonita adiciona bastante à experiência de leitura.
É agradável ter um objeto com uma boa capa. Dá gosto de olhar pra ele, de guardar. É natural. É gostoso sentir o peso dos livros, olhar para uma estante cheia deles. Livro não é uma coisa abstrata, flutuando no espaço. É um objeto real, que pode ser arrumado e enfeitar um local.
E os artistas que fazem a capa... bem, são realmente artistas. Só isso já vale muito. A capa é um material gráfico e de valor estético muito importante. Tudo isso faz parte do mundo que rodeia a leitura, tal como o local apropriado para a leitura (geralmente remetendo a uma experiência de conforto), com mesinha pra café, espaço pra caneca, etc etc.
Só querer enfiar o livro na pessoa de qualquer jeito e criando esse mundo abstrato e complicado, sinto muito. Somos humanos, existimos, vamos ler num lugar real, e este lugar precisa ser agradável. Associar isso à leitura é fundamental.
Mas qual a utilidade da leitura? Vou ler pra quê?
A utilidade da leitura é a mesma utilidade do cinema, das séries de televisão, da música e de qualquer outra coisa: divertir você. "Ah, mas a leitura é arte, está além da diversão barata", diz a sua professora Chatoffa. Bem, siga a regra número qualquer coisa acima (desestimular a leitura) e jogue a Chatoffa na lata do lixo. Queremos sim nos divertir. É o mínimo nessa vida ingrata e miserável, afinal.
Mas falando sério, é claro que arte isso, a arte aquilo, e tem todos aqueles valores engrandecedores e tudo o que aprendemos para além de uma diversão barata. Mas diversões baratas são boas também. Por que não? Não há nada de mal nem de errado em fazer coisas para se divertir. Seria de um extremo masoquismo dizer o contrário.
Leitura pode ser (e deve ser) diversão, entretenimento. Há coisas além disso, pois livros podem te fazer chorar, te fazer pensar, te desafiar, ou qualquer outra coisa. Os livros podem muitas coisas, mas uma dessas coisas é a diversão, pura e simplesmente.
Acho um pouco besteira dizer que livros vão melhorar você como ser humano. Bom, pode até ser. Eu duvido muito. Prefiro enxergar a leitura como um prazer em si mesmo, algo que fazemos para obter satisfação imediata. Ela amplia a visão de mundo, etc e tal, porém isso é um pouco abstrato e soa um tanto tolo, na verdade.
A verdade é que livros são maneiras de viver aquilo que não podemos viver. Se lemos um livro de pirata, somos piratas. Se lemos um de detetive, viramos detetives. Seria como uma brincadeira, na verdade. Acho que, por este aspecto, é algo válido (o cinema tem a mesma ideia por trás, aliás).
Ler tem que ser no papel
Acho que a única regra que pra mim é sagrada é a regra do papel. Para mim, ler tem que ser neste material. Ler é a própria antítese do mundo digital. É um outro universo, em que eu estou longe das telas. Para mim, preservar isso é fundamental.
Além disso, há todo o trabalho gráfico, o peso do livro e toda essa frescurada. O livro é uma coisa tangível, uma coisa que eu ponho na mesa, que eu carrego comigo. Tudo isso, para mim, é importante. Pode não ser pra você, mas você está errado.
Claro que estou brincando, você pode ler no seu e-reader, no computador, onde você quiser. Mas a experiência de ler numa tela é muito cansativa, mesmo nessas telas feitas para isso. Ler no papel é outra coisa, muito melhor, fora toda a questão de você buscar os livros, achar num sebo, etc etc.
Não é como se livro fosse a coisa mais cara do mundo. Livro não precisa ser recente, só esses de livraria, há muito, muito livro bom feito décadas ou séculos atrás. Todos eles ainda são atrativos hoje em dia. Basta procurar e ir atrás. Recomendo fortemente que se procure, ao máximo, ler os livros em papel e não em telas. Acredite, faz diferença e é bem melhor.
Enfim, apenas leia e é isso aí
Todo o universo da leitura é rodeado de um academicismo imbecil cuja única função é, além de fazer a gente se sentir burro e indigno de nós mesmos, afastar a leitura, criar barreiras a ela, além de roubar de nós nossas impressões e opiniões pessoais. A maneira acadêmica e técnica de ver o mundo não é a única maneira. E a leitura tem essa função de ampliar o mundo e formar, com a gente, uma relação muito pessoal.
As nossas impressões são preciosas e ninguém pode dizer que elas estão erradas ou que haveria uma outra maneira pretensamente "melhor" de ver as coisas. Isso só nos diminui perante a leitura e inibe o seu potencial. Tudo aquilo que você poderia sentir e pensar com o livro, e que seria por ele estimulado, se perde, porque você fica tentando "imitar" os intérpretes mais prestigiados. É um grande desperdício.
A leitura é algo que nos acompanha na vida, nos distrai, nos traz um relaxamento, é uma espécie de descanso em relação ao mundo digital. Além disso, por envolver uma obra mais longa que um texto curto da internet, faz-nos imergir ainda mais, aumentando ainda mais o relaxamento. O livro te pinça pra fora deste mundo às vezes de sofrimento e angústia.
Então vale muito a pena. Não tenha medo, nem crie barreiras em torno de algo que é muito simples. E não deixe ninguém dizer como ou o quê você deveria ler. Aliás, não precisa ser livros, pode ser quadrinhos, revistas, ou seja lá o que chame a sua atenção.
Aproveite este mundo novo que está na sua frente e não tenha medo dos textos. Eles não mordem, são apenas letras num papel. Simples, inofensivas e amistosas, as letras.
Comentários
Postar um comentário