Minha decepção com a terceira temporada de Walking Dead

Eu, na minha infinita pretensão vazia, tinha me recusado a ver esta série no auge, lá pela época em que foi lançada. Achei, na minha já citada pretensão, que era uma série boba, coisa fantasiosa com zumbi, coisa do tipo.

Pois bem, acho que posso já considerar que deixei de lado esta fase da minha vida mais pretensiosa (ou quase isso, a gente vai sempre tentando), então hoje não tô nem aí se a série é sobre zumbi, o importante é eu me divertir e ter contato com uma coisa minimamente decente.

Superado isso, resolvi assistir a essa série faz alguns dias, coisa que eu já queria fazer há algum tempo. Na verdade, o jogo da Telltale do Walking Dead (que sempre foi muito elogiado) me ajudou a decidir isso também, então aí fui pra cima e coloquei pra ver o negócio.

Só vi, até agora, as duas primeiras temporadas, e comecei a ver a terceira. Meu veredicto? Vamos lá.

(Atenção! Spoilers sobre as três primeiras temporadas de Walking Dead. O resto eu ainda não vi).

As duas primeiras temporadas são a melhor coisa que vi desde Breaking Bad

É isso aí mesmo. Fazia muito tempo que não me empolgava tanto com uma série. Diria até que estas duas temporadas chegam ao ponto de serem brilhantes. Muito bem construídas, a premissa do zumbi consegue ser divertida e, ao mesmo tempo, não muito idiota, o cenário pós-apocalipse é tenso e sensacional, etc.

Há ótimos personagens, interpretados muito bem. Tem o japinha "herói comum" (na verdade coreano, mas tudo bem), que faz muito bem o papel, tem o velho de olhos esbugalhados e tentando se virar (um dos melhores papéis, na minha opinião), enfim, são excelentes personagens e muito bem feitos.

O que eu gostei, dentre muitas outras coisas, foi como os personagens são construídos de maneira muito natural, eles parecem realmente pessoas comuns que se viram numa situação única na vida. E que, dessa maneira, estão tentando se virar.

A série é eletrizante. Eu confesso que chorei (realmente chorei) no final de um episódio, algo que eu não pensei que eu iria fazer tão cedo. Eu raramente choro por qualquer coisa (mesmo fatos reais da vida), que dirá com uma série, algo raríssimo. E, aqui, ela conseguiu me desestabilizar. Chorei mesmo, e chorei bastante.

O conflito que é colocado entre dois personagens é sensacional, ajuda a deixar você na ponta da cadeira. Enfim, a série é conduzida como um verdadeiro maestro, equilibrando personagens, trama, a tensão do próprio apocalipse, mistério, terror, suspense, e tudo o mais. 

Uma bela peça de televisão, de cara uma das melhores séries que eu já vi.

A terceira temporada caga tudo

Agora, o que aconteceu na terceira temporada? O nível da série cai bastante. Diálogos bons agora se tornam constrangedores. Um exemplo é como os personagens vivem repetindo que eles são "bons". Oras, o que isso importa? Fora que é muito pouco natural de se dizer.

Um dos grandes méritos das séries mais novas, principalmente as dos anos 2010 (que essa aqui é um grande exemplo) é como elas borram questões morais, então você nunca tem alguém muito herói ou alguém muito vilão. É tudo cinza e todo mundo tem sua cota de decisões contestáveis. Estava indo tudo muito bem até aqui. E, agora, eles vão se fazer de bons? E o que isso quer dizer, afinal? Não faz sentido.

Eles introduzem uma cidade estável (bastante ridícula, no meu modo de ver), que parece um bairro americano qualquer no mundo real. O contraste entre o apocalipse e essa cidade é meio ridículo, não ficou muito bem feito. O "vilão", que seria o prefeito da cidade, não é muito bom, e é um saco assistir a subtrama dele. Ainda estou no meio da temporada, então não sei no que vai dar, mas vamos ver.

Enfim, esperava algo no mesmo nível das sensacionais duas primeiras temporadas, e até começou bem no primeiro episódio (com eles já todos malandrões e adaptados à vida dura do mundo dos zumbis), mas aí o roteiro caiu bastante e parece que eles não sabem pra onde ir.

Algumas coisas sequer fazem muito sentido, matam personagens meio que do nada (até aí ok, porque isso já tinha acontecido, mas aqui foi mais do nada do que o normal), as ações dos personagens são incoerentes (Rick se perde dentro de uma prisão; ninguém vai buscar ele? O que aconteceu com a Carol? Muito mal explicado). O personagem T-Dog nunca foi desenvolvido, virou um figurante de luxo. Faltou um episódio "T-Dog", pra gente conhecer melhor ele.

Personagens não comem? Como conseguem tanta gasolina? Bem, isso aí até que dá pra passar um pano, pois é uma premissa do roteiro que eles tenham movimentação com os carros (isso aí dá pra encarar), e se a gente quiser explicação, sempre vai ter, então meio que tanto faz. Mas é, fica sempre uma sensação ruim, a precariedade da vida e o fato de, ao mesmo tempo, eles não se preocuparem com necessidades básicas (como comer, por exemplo), fica meio fora do tom.

Um bebê vai nascer nesse mundo? Não faz o menor sentido. É óbvio que qualquer pessoa normal teria abortado. Mas aqui, eles resolvem ter um bebê nas piores condições possíveis e tá tudo bem, ninguém contesta. Meio ruim isso...

A personagem Michonna (acho que é esse o nome dela) sai da cidade do cara vilãozão lá. Aí, colocam os caras da cidade pra ir lá e perseguir ela. Ué, mas ela já tava dentro antes! Não seria melhor ter dado um jeito já lá? Pode-se argumentar que precisavam encenar isso para a loirinha lá (esqueci o nome dela), mas mesmo assim, era só dar meia volta e pegar ela na saída de qualquer forma. Mas não, foram re-achá-la, sendo que já estavam com ela. Não faz sentido...

Ou seja, de um excelente thriller, no tema apocalipse, saímos para um filme "sessão da tarde" da pior qualidade, com os personagens "bonequinhos" e com diálogos risíveis e atitude incoerente. Até suspeito que tenha havido uma greve dos roteiristas na época, ou então que a equipe tenha trocado, porque a coisa tá bem discrepante mesmo.

As incoerências no comportamento dos zumbis

Isso aí só vou mencionar por mencionar mesmo, porque não é algo que me incomoda muito, e acho que não chega a comprometer a série. Na primeira temporada, eles eram muito mais velozes, tem até cenas em que os zumbis estão correndo atrás de você. Agora, eles são bem lentos (como, aliás, parece mais condizente com a ideia em si de zumbis), muitas vezes os personagens ficam na frente deles e não tão nem aí. Então, desaceleraram os zumbis.

Enfim, como disse, isso pra mim não chega a mudar muito, dá pra encarar numa boa, mas gera um pequeno incômodo, como aliás as demais incoerências da série. O que mais chama a atenção é a queda de qualidade abrupta entre a terceira temporada e as duas primeiras. Não que tenha ficado ruim (e provavelmente vou continuar assistindo), mas já não é aquela série primorosa de antes. As cenas não fazem muito sentido, personagem agem sem qualquer motivação, etc.

O comportamento deles com os prisioneiros, por exemplo, é algo bem incoerente. Rick sempre se vendeu como alguém decente. Ok, há um arco dramático dele ficando mais malvadão (para sobreviver), mas ficou abrupto, e meio sem sentido, ele mata um prisioneiro do nada, os caras são tratados como lixo e mal reagem, etc etc. Não são comportamentos factíveis, a um nível mínimo.

E o que vem por aí?

Bem, este é um "review", por assim dizer, de alguém que está no meio da terceira temporada, e que não sabe mais nada para depois disso. Esta temporada está deixando algumas questões em aberto para serem resolvidas depois, então vamos ver. Estou curioso pra ver como a coisa vai se desenvolver.

Mas a terceira temporada diminuiu bastante o meu ânimo. Estava empolgadaço com esta série, maratonando episódios feito um louco (coisa que raramente faço, pois gosto de espaçar os episódios), e agora a queda de qualidade foi um banho de água fria. Mas ela tem oito ou nove temporadas parece, então acho que pode ser que melhore. 

Só espero que não vire uma série genérica de "bonequinho" (até da pra imaginar um daquele cara com a bestinha de brinquedo, o velho lá com um trailer, o boneco da loirinha, etc), com um plot "qualquer coisa" no tema zumbi, só para distrair você de qualquer jeito. As duas primeiras séries foram bem promissoras, vamos ver se ela consegue dar a volta daqui pra frente.

Mas sim, fiquei decepcionado com a terceira temporada (estou ainda no meio dela), vamos ver se até o final surgem fatos que compensem alguma coisa, com a trama avançando para algo mais interessante.

Comentários