Capcom Arcade Stadium, para Nintendo Switch

Como ninguém está falando desse jogo (ainda), que foi lançado aí recentemente, vou destilar algumas palavras sobre ele. Na verdade, já reli alguns reviews em inglês, e como fiquei indignado com a "passação de pano" pra esse jogo, resolvi emitir a minha opinião.

O que é "Capcom Arcade Stadium"

Pelo que li até agora, é um jogo exclusivo para o Nintendo Switch. Trata-se de um "sistema", na verdade, em que você baixa os jogos (por download pago) num esquema de arcade antigão, com as máquinas dispostas numa espécie de sala. Até que é louvável a interface que eles fazem, remetendo às casas de jogo antigas, mas o resultado final é um pouco feião, meio confuso e com as máquinas tudo amontoadas.

Por que não, por exemplo, fazer um esquema estilo "Animal Crossing", você vai lá e arruma as máquinas numa salinha personalizada, deixando tudo do jeito que você quer? Uma ideia tão simples, mas que deixaria o jogo muito agradável de jogar.

Então é isso, na verdade é uma interface (gratuita) baixável para o Nintendo Switch, em que você pode baixar jogos antigos de arcade para jogar, através do download pago (o chamado "DLC"). Ele já vem gratuitamente com o jogo "1943", que é um joguinho de navinha da década de 1980, jogo muito bom e que vale a pena dar uma olhada. Mas acho que são mais uns trinta jogos aí disponíveis pelos DLC's.

Ele não faz nada que o MAME não faça, e pior

Essa é que é a questão do negócio. Existe uma coisa chamada "MAME", que é um emulador de arcades que já está disponível há décadas. É um sistema que funciona muito bem, tem milhares de jogos disponíveis e todos eles otimamente configurados (dependendo da versão do MAME que você tem, é claro, mas é muito comum já vir assim), tudo certinho pra jogar com o joystick, com filtros, com arte do gabinete do jogo original, etc.

Aqui, ele até coloca algumas opções desse tipo, e não são lá tão ruins. Você pode jogar num esquema estilo gabinete, pode aplicar filtros (como scanlines, pixels suavizados, tudo isso), o que é bacana de ser feito. Mas é mal feito! Os gabinetes não tem a arte do jogo original. Por quê? São artes genéricas, sem qualquer relação com o jogo em si. No MAME, as artes do jogo original vem todas disponíveis.

Então ele faz você pagar para ter uma coisa com menos opções e piorada. Isso sem falar que a interface é horrorosa e confusa, tudo é meio em tom de "neon", o que faz você ter uma epilepsia jogando. Não é uma interface agradável e suave, apesar de que isso não chega a ser tanto o problema.

Proporções da tela não são boas

Esses jogos mais antigões tinham o tamanho da tela diferente das telas de hoje, então é necessário que eles sejam ajustados para caberem nos nossos monitores (e ficarem bonitos também, é claro). As opções disponíveis são ok, mas não tem a melhor opção de todas (na minha opinião), que é uma em que ele preenche uma parte maior da tela, ajustando levemente a proporção.

Explico: a proporção original da tela faz com que ela fique um "quadrado" no meio do meu monitor, o que não chega a ser ruim, mas eu prefiro que ele preencha a tela até embaixo, só deixando faixas pretas nas laterais. Ele não permite fazer isso! Ele só dá três opções: proporção original (fica um quadrado pequeno na tela), uma maiorzinha (ele só amplia um pouco, mas ainda fica um quadrado), e esticar para a toda a tela (o que distorce tudo e não é bom). Não há um meio termo! No MAME, essa opção existe e fica show de bola.

Então, basicamente, é este o problema, hoje em dia com MAME disponível não há nada que essa coleção da Capcom apresenta. Claro que é um produto original, etc e tal, mas é só isso, é original no papel, porque eles não capricham mais do que um usuário qualquer do MAME já faz normalmente. Então qual a vantagem? Não tem muitas.

Isso sem falar que são só, obviamente, jogos da Capcom. Num bom "maminho" velho de guerra, você tem milhares de outros jogos, de tudo quanto é tipo. Enfim, esse já é um recurso disponível, então não é nada do outro mundo um lançamento desses (a diferença, talvez, é que você possa jogar no Switch, em vez de no PC, então pode ser uma vantagem para alguns).

Rankings online talvez possam valer a pena

O jogo tem um esquema de rankings online, o que torna o jogo atrativo para a compra. Desconheço uma opção assim no MAME (possivelmente até tenha, mas teria que pesquisar), então aqui facilmente você pode jogar num esquema de "score attack" (utilizando só uma ficha no jogo, sem qualquer cheat ou trapaça), e tentar bater os demais recordes. Isso é legal! Mas é muito pouco para investir quase R$ 200 na brincadeira...

Jogos de Switch são muito caros, então é preciso pesar bem o que se compra, e aqui não tá valendo a pena, quase tudo o que ele oferece já tem no MAME, e feito de maneira muito melhor. Só não tem o ranking online, então talvez isso possa justificar a compra. Ainda assim, muito caro para o que propõe.

Intrusão de tela horrorosa num dos modos

Eu estava testando lá as opções que eles oferecem para exibir o jogo, e quando você tira o gabinete virtual dos lados (deixando só a tela do jogo pura), ele insere algumas coisas no meio da tela de jogo, como um símbolo de "999" do lado. Eu nem sei o que seria isso (imagino que seja a minha posição do ranking do jogo), mas o problema é que ele fica no meio da tela (isso mesmo), o que acredito ser um erro de programação. Assim, é necessário jogar no modo gabinete e já não dá pra deixar só a tela do jogo (a não ser que se queira ter isso na frente do jogo).

Um erro básico, que mostra que o jogo não foi muito testado antes de ser lançado. O que já não estava atrativo para a compra, fica quase que deixado de lado, por conta de erros tão grotescos. Qualquer MAME de quinta categoria, baixado em qualquer canto da internet, tem algo mais bem programado, sem estes erros. O que mostra que, no caso, ser "oficial" não quer dizer nada, não há mais cuidado que qualquer produto feito amadoramente, por entusiastas e gente do tipo.

Os jogos da Capcom disponíveis são bons

Bom, isso daí é verdade, os joguinhos lá são bons. Não há nada de errado quanto a isso. Mas o que é oferecido já é disponível de outras maneiras e, a não ser que se rasgue dinheiro, não justifica a adição. Se fosse um preço mais justo, valeria adquirir, já que se trata de um produto oficial, mas a quase duzentos reais para jogos com mais de trinta anos, negativo.

Aliás, vale falar isso: é uma vergonha cobrar este valor para jogos de décadas atrás. Mesmo para jogos novos, esse já seria um valor muito alto. É um valor impraticável para o brasileiro médio (isso provavelmente porque o jogo é convertido do dólar, o que torna o jogo ainda mais caro), e fora do razoável para um produto como um videogame. De 30 a 50 reais seria um valor de bom tamanho já.

A tentativa, no entanto, de resgatar os jogos antigos com uma interface condizente a isso (com um arcade virtual, como as antigas casas de fliperama) é louvável. Dá pra perceber que os desenvolvedores fizeram isso com algum carinho, então tá valendo. As opções de filtro são elogiáveis, visto que muitos lançamentos desse tipo nem sequer oferecem a opção. Então vale elogiar por isso, apesar de que qualquer MAME padrão já dá essas opções.

Enfim, uma tentativa de capitalizar em cima de jogos já muito antigos, dou nota 3/5 e tá de bom tamanho.

Nota: 3/5

Então é isso, repetindo aqui, por conta dos problemas apresentados, fica com 3/5 e é mais do que justo. Só não é um 2/5 porque os jogos são bons, e houve algum cuidado na apresentação, o problema é que está um pouco aquém e com erros importantes. Vale arriscar aí a versão gratuita com o 1943, que é um ótimo jogo.

Comentários