Disco "Mais Feliz", de Zeca Pagodinho
Estava eu aqui fazendo minhas tarefas de um domingão ingrato, e eis que enjoei de ouvir hard rock e rock progressivo. Bem, "enjoei" não é bem a palavra, mas sei lá, pensava nessa coisa dos algoritmos e da zona de conforto. Se eu for seguir os algoritmos, vou ouvir bandas de rock dos anos 70 até o fim da eternidade.
Pensei então, que bacana seria se houvesse um algoritmo que invertesse tudo, ou seja, que recomenda algo que esteja fora da bolha. Algo realmente inédito. Isso não existe (até onde eu sei), mas eu posso só pesquisar lá algo aleatório e colocar pra rodar. Foi o que eu fiz.
Então pode-se dizer que essa foi uma aventura do seu rockeirinho comum pelo mundo do pagode. Ou, melhor dizendo, pagodinho.
Disco acima da média e gostoso de ouvir
Pois é, não sou o melhor avaliador de sambas do mundo, não é que eu odeie o ritmo (pelo contrário), mas não é muito minha praia. O fato de eu ter sido traumatizado há uns anos atrás com as rádios infestando os nossos ouvidos de pagode dor-de-corno, pagode mela-cueca e outras variantes, também não ajudou muito. Mas realmente, eu não posso dizer que esse é um disco ruim.
Senti realmente prazer ouvindo ele. As letras são poéticas, bem feitas, bastante melancólicas. A voz do Pagodinho é bem legal, meio rouca, muito boa mesmo. Gostei!
Foi bom então sair um pouco do lugar-comum e arriscar um novo ritmo. Não sei como esse disco se insere no restante da discografia do cara (se ele é melhor, se é pior, se saiu da linha, etc), mas ouvindo-o assim puramente, eu achei muito bom.
Nota: 8/10
Nada como a nota 8/10 isentona para se sair de qualquer situação. Então é essa daí, na verdade não sei o suficiente de samba para dar uma nota mais apurada. Os entendidos do assunto certamente vão dizer que tem coisa muito melhor. Não é um disco que me empolgou muito, mas acho que esse tipo de música não é feita exatamente pra "empolgar", mas é um disco muito agradável.
A voz e interpretação são ótimas, as letras são bem feitas e o som no geral é ótimo. Os arranjos também são muito bem feitos, tudo muito bem harmônico e tocado. Se eu tivesse que recomendar música brasileira para um gringo, assim casualmente, não teria medo de recomendar esse disco.
Talvez como defeito possa se dizer que as músicas são todas meio parecidas umas com as outras, mas aí seria caçar defeitos, não acho que isso chegue a prejudicar muito. E, na verdade, elas não soam muito diferentes de qualquer outro samba. Mas é um samba bem feito, e isso já vale muito. Nota oito sem muita dor na consciência.
Comentários
Postar um comentário