Rambo: Last Blood (crítica)

Ressuscitando pela décima nona vez este blog, estou praticamente escrevendo duas vezes por ano nele, mas tudo bem. Vou tentar ser bem direto sobre este filme, o qual eu achei uma das piores coisas que eu assisti recentemente.

Rambo, o ícone dos anos 80

Sou um admirador do personagem Rambo e de todos os personagens de Sylvester Stallone, o cara é um símbolo de uma era perdida e um cara que esbanja carisma. O velho Sly aparece na tela, a tela se enche com sua presença. Isso aí até ok, e tudo isso me fez suportar os medianos filmes da série Rambo, uma série exagerada em que o personagem principal mata todo mundo num verdadeiro "exército de um homem só".

O pano de fundo crítico da série sempre foi a questão do veterano que retorna pra casa e, cheio de traumas da guerra, não consegue se desvencilhar e vive uma vida na marginalidade. A série, então, apesar de todo o exagero que chega a ser cômico, sempre teve um tom crítico à guerra.

Só que apesar do ótimo primeiro filme (First Blood, baseado em romance de mesmo nome), os medianos Rambo II, III e IV, temos aqui a sua quinta aparição, que é, com toda a certeza, a pior de todas.

É tão ruim assim? Olha, é. Vou tentar explicar porque.

O filme tem uma vibe muito ruim

É isso aí, esse filme tem uma injustificável vibe ruim. Porque alguns filmes tem uma vibe ruim, mas isso serve para algum gancho narrativo, etc. Aqui não tem nada disso. Ele é gratuitamente deprimente.

O filme é incoerente e subestima a inteligência do público

Os bandidos possuem zero inteligência, Rambo joga no modo easy. Mesmo filmes forçados neste sentido, conseguem envolver a audiência, e meio que você compra a coisa, entra na fantasia. Aqui não dá. O filme começa a ficar muito entediante quando as coisas começam a parar de fazer sentido, e os bandidos fazerem coisas completamente aleatórias.

Por exemplo, nos momentos finais, eles entram na toca final do Rambo, do nada, sendo que estava claro que o cara armou uma armadilha ali. É quase como se todos os bandidos quisessem realmente morrer. Horrível e não tem a menor graça.

A violência é explícita e abundante, mas meio mal filmada também. Parece um filme de orçamento baixo.

A visão sobre o México é totalmente estereotipada

O "México" na visão do filme é um local de gangsters e pessoas más, eu nunca vi um filme com uma visão tão negativa e preconceituosa deste país. Não há qualquer nuance, só bons e maus. O filme é infantil, demais.

Lado bom: tomadas áreas e montagem final

Gostei, no entanto, de algumas filmagens e takes, como as que mostram o Rambo no seu rancho no Arizona, cenas bem bonitas ali. A interpretação do Stallone é a mesma, mas aqui ele é mais Stallone e menos Rambo. Rambo sempre foi um cara caladão e aqui ele está fazendo verdadeiros monólogos. Não casa com o personagem, ficou genérico.

A montagem final com cenas de todos os filmes da série Rambo foi bacana também.

Nota final: 4/10

Poucas vezes dei uma nota tão ruim para um filme. Não que eu esperasse muito, mas considerando que o nome do filme é Last Blood (referência ao primeiro filme, que é realmente muito bom), achei que ele iria amarrar bem a história, com um filme simples, porém com classe.

Aqui, ele só fez um filme de ação bem medíocre, incoerente, mal filmado (exceto por algumas tomadas áreas), com um roteiro risível e más interpretações. Os diálogos também são horrorosos, mal escritos, didáticos ou apenas forçados.

É uma pena que o Stallone não tenha feito um filme classudo igual fez com os últimos Rocky Balboa, personagem muito mais bem tratado por ele. Ao contrário da maioria, acredito que Stallone é um homem de talentos, mas aqui ele foi apenas preguiçoso e o filme foi coerente com isso.

Não a toa o autor original de First Blood odiou o filme, e lamentou ver seu nome associado a ele. Nota mais do que justa.

Comentários